Magenta "#e0138c" na aplicação de SEO

Usando o termo "#e0138c" e regras do SEO para alcançar a otimização em resultados nas ferramentas de busca

Estava fazendo uso das ferramentas do Google para cores para encontrar algumas tonalidades da cor #e0138c, tem ótimas páginas para isso e o próprio Google Search tem uma ferramenta, acabei tendo uma surpresa

Search Engine Optimization, para os íntimos SEO

Ao procurar as cores para compor com o magenta algo me chamou atenção, eu estava como o quinto resultado no Google Search para essa codificação de cores

Resultado de pesquisa do Google Search com um seta vermelha na quinta posição

Por que não procurar o primeiro lugar?

Para isso precisamos entender um pouco de otimização para motores de busca (Search Engine Optimization) ou simplesmente SEO, para isso temos de entender a importância das metatags, relevância e Google Lighthouse

  • Para quem está interessado somente na parte da otimização pode pular os quadros de explicações rápidas, eles estão aqui para agregar relevância nesse artigo

Explicação rápida de RGB para rgb(224, 19, 140)

O atributo RGB é composta de três números inteiros em ordem Red (R), Green (G) e Blue (B)

Imagine que você possua três laternas com controle de intencidade, com 0% apagada e 100% ligadas no máximo, sendo uma de cada cor, para gerar as outras cores apontamos as três para uma superfície branca e controlamos a porcentagem de cada cor:

Diagrama de venn com vermelho, verde e azul para formar o magenta

Esse percentual é representado com um byte, oito bits representado como 28, com mínimo de 0 para 0% e máximo de 255 para 100%, por exemplo 50% é 128

Os valores da cor #e0138c são dividido em pares possuem esses valores:

Referência Hexadecimal Decimal Porcentagem Cor
Vermelha e0 224 88%
Verde 13 019 07%
Azul 8c 140 55%

Título e Metatags

A tag title é usada para nomear a página, o conteúdo parece na aba do navegador e nome ao favoritar, ele tem forte importância na seleção dos resultados, recomendado um tamanho de 50 a 60 caracteres

Vamos usar um título de com 54 caracteres e o termo desejado #e0138c como parte do título

<title>Magenta "#e0138c" na aplicação de SEO | Johny W. Alves</title>

Outras tags importantes são as metatags, elas não aparecem, usadas no compartilhamento nas redes sociais

Como no exemplo abaixo, podemos ver um artigo compartilhado no Twitter, com título, descrição e miniatura (thumbnail) do artigo vindo das metatags

Café cremoso em uma xícara com o nome "Construindo Layout 2.0" do artigo abaixo

No nosso caso elas serão usadas pelos robôs de rastreamento (scrapper) e indexação das ferramentas de busca, com um pouco do conteúdo e como apresentar um resumo nos resultados

<meta
  name="title"
  property="og:title"
  content='Magenta "#e0138c" na aplicação de SEO | Johny W. Alves'
/>
<meta
  name="description"
  property="og:description"
  content='Usando o termo "#e0138c" e regras do SEO para alcançar a otimização em resultados nas ferramentas de busca'
/>
<meta
  name="image"
  property="og:image"
  itemprop="image"
  content="https://johnywalves.com.br/ogimage/seo-e0138c.jpg"
/>

Estamos repetindo o título na metatag com as mesmas regras, a descrição explicando um resumo do conteúdo com tamanho variando de 100 a 155 caracteres e um imagem, para ilustrar a página com o caminho absoluto

Observação: essas metatags devem fazer parte do corpo do independente do JavaScript, os robôs do Google conseguem sem problemas interpretar quando geradas com JavaScript, mesmo nessa condição uma boa prática é fixar antes da execução

Relevância

O Google Search não prioriza o uso da metatag description, para apresentar os resultados e pontuar a relevância, ele prioriza o conteúdo da página, por isso estamos fazendo o uso dos blocos de explicação rápida, pensando em aumentar essa relevância

Explicação rápida de HSL para hsl(325, 84%, 48%)

O atributo HSL é a representação na roda das cores ou círculo cromático

Roda de cores com branco no meio e as bordas com todas as cores

Onde:

  • Hue (H) o ângulo na roda das cores no sentido horário, também chamado de matriz, os valores 0º e 360º são vermelhos, 120º verde, 240º azul e assim por diante;
  • Saturation (S) é saturação da cor, sendo 0% cinza médio (metade entre o preto e branco) e 100% da cor forte;
  • Light (L) quantidade de luz ou brilho em percentual da cor, com 0% preto e 100% branco.

Para a cor hsl(325, 84%, 48%) podemos deixar escura reduzindo o brilho ou mais clara aumentando o brilho

No exemplo uma variação de 20% de brilho, para uma variação monocromática

08% (-40%) 28% (-20%) 48% 68% (+20%) 88% (+40%)

Google Lighthouse

A ferramenta de Google Lighthouse pode ser encontrada entro das ferramentas de desenvolvimento do Google Chrome (F12 ou Configurações > Mais ferramentas > Ferramentas do desenvolvedor) ela aponta uma pontuação de 0 a 100 para os critérios de performance, acessibilidade, boas práticas e SEO, os robôs do Google gostam de páginas com boas pontuações para mobile, o relatório é bem detalhado e os erros não acompanhados por links para os artigos explicando o motivo e apontando possibilidades de soluções

Esse artigo estamos gerando com Gatsby, que costuma ter bons pontos de performance e tomamos os seguintes cuidados:

  • Tamanho e Formato de Imagens: As imagens e outros recursos devem usar formatos e dimensões mais otimizados, trocamos algumas imagens para .jpg e corte de algumas bordas, o plugin do Gatsby tem uma configuração para adicionar opção para Webp, um formato otimizado com 97.23% de suporte pelos navegadores;
  • Contraste: As cores de fundo e letras, devem tem um contraste suficiente para facilitar a leitura para pessoas com baixa visibilidade e tela com problema de brilho, entre outros problemas;
  • HTML Semático: Fazer uso das tags corretas para a situação adequada como <header> para cabeçalhos e <footer>para rodapé, também a ordem correta dos <h1>, <h2> ...;
  • Texto alternativo para imagens: As tags de imagens devem possuir o atributo alt com uma descrição de leitor de telas e caso a imagem não carregue.

Pontuamos 100 pontos em todos os aspectos para Desktop:

Relatório do Google Lighthouse com 100 pontos em performance, acessibilidade, boas práticas e seo

E quase todos para mobile:

Relatório do Google Lighthouse com 100 pontos em performance, acessibilidade, boas práticas e seo

Explicação rápida cores complementares para #e0138c

Um pouco de aplicação da teoria das cores

Cor complementar: Cores na roda somando 180º;

325º #e0138c 145º #14e169

Cores análogas: As cores que estão a 30º de diferença;

Duas cores após

325º #e0138c 355º #e11425 025º #e16914

Cores vizinhas

295º #d014e1 325º #e0138c 355º #e11425

Duas cores anteriores

265º #6914e1 295º #d014e1 325º #e0138c

Cor complementar dividida: Pegar como referência a cor complementar somar 150º e subtrair 150º;

175º #14e1d0 325º #e0138c 115º #25e114

Triade de cores: Complementares somando 120º no círculo cromático

205º #148ce1 325º #e0138c 085º #8ce114

Tetrádica de cores: Dentro do círculo cromático somando 120º, 60º e 120º

325º #e1148c 085º #8ce114 145º #14e169 265º #6914e1

Resultado?

Não temos ainda... vou atualizar o artigo com as lições do processo e o resultado final

Atualizações

Todas as pesquisas apresentadas neste estudo foram realizadas no Brasil dentro de uma aba anônima no Chrome, com configuração de língua padrão para inglês e português brasileiro, somente a ferramenta de seleção de cores foi ocultada

O artigo foi publicado em 02 de outubro de 2022, depois dessa data tivemos os resultados:

Verificando oito dias depois

Em 10 de outubro contado oito dias depois, este artigo começou aparecer nos resultados, incluindo algumas imagens presentes no site

Resultado de pesquisa no Google Search para o termo "#e0138c", magenta vibrante, na segunda posição e imagens são todos uma referência a Johny W. Alves

Sucesso 🎊 🎉 🍾 em quinze dias depois

Em 17 de outubro , a proposta foi superada, esperava ser o primeiro lugar no resultado, este artigo conseguiu ser o primeiro, segundo e terceiro juntamente com o monopólio das imagens apresentadas

Resultado de pesquisa no Google Search para o termo "#e0138c", magenta vibrante, onde a primeira, segunda, terceira posições e imagens são todos uma referência a Johny W. Alves

A proposta era simples, competir com as página de listagem de cores e foi superada com uma certa margem

Essa página já está em primeiro lugar para "Johny W. Alves" e "Johny William de Oliveira Alves", qual termo devo buscar na próxima?

Referências

Metatags.io

Moz - Title Tag

Moz - Meta Description

Google Developers - Structured Data

Compartilhe:

Algumas recomendações

{JWA}

Johny W. Alves | Web Developer